Isa Maiolino Blog

Eu amo esse prato porque ele me faz lembrar o quanto sou corajosa.

Em 2015 participei da Semana Nacional de Gastronomia e Turismo, um lindo e grandioso evento do Senac MS, que aconteceu em 2015. Subi em um palco pra ensinar essa receita, falei pra um monte de gente. Até produzi um vídeo sobre carne-de-sol só para passar neste evento, e não sei por qual razão, é meu vídeo mais visto no youtube. A questão é que eu era uma criança gaga e uma adolescente tímida, no nível de SEMPRE fugir de qualquer apresentação na frente da sala. Quando digo que sou tímida minhas amigas e irmãs dão gargalhada porque eu sou a exibida da família, amo um palco (pra dançar, não pra falar). Meu problema sempre foi com a fala. Depois de mil anos de terapia descobri que tinha mais a ver com falta de segurança e de não ter minha própria voz – eu não era eu porque esse eu morava num lugar desconhecido e a maturidade foi puxando ele de lá. Ufa, hoje em dia sou bem mais soltinha e me conheço tão melhor! Enfim, só pra contar que pra quem não falava pra um público de 5 pessoas, subir num palco com muuuuita gente assistindo, não foi pra qualquer um.

Esse acontecimento está na minha lista de top 10 #mãeconsegui e me alegro todas vez que lembro deste dia.

Bem, então vamos à receitinha?

Paçoca de carne-de-sol e purê de banana-da-terra

Ingredientes da paçoca de carne:
500 g de carne-de-sol
3 dentes de alho
1 cebola pequena picada
3 colheres de sopa de farinha de mandioca
40 g de manteiga

Ingredientes do purê de banana:
6 unidades de banana-da-terra maduras (não muito)
40 g de baru sem a pele moído (opcional)
50 gramas de manteiga
50 ml de caldo de legumes* (opcional)
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

Para a montagem do prato
1 aro para moldar o purê
1 fio de azeite * O caldo de legumes é sempre melhor preparado em casa. Em uma panela, coloque azeite, jogue uma cebola picada, uma cenoura, 3 dentes de alho, 2 talos de salsão e 3 folhas de louro frescas. Deixe que fique tudo bem douradinho, e jogue 1 litro de água. Deixe ferver até que o caldo evapore e reduza pela metade.

Modo de Fazer:
 Retire toda a gordura da carne-de-sol. Ferva dentro de uma panela de pressão por uma hora. Desfie ainda quente. Reserve. Ferva as bananas com a casca, em uma panela com água por 30 minutos. Reserve.
Em uma frigideira coloque a manteiga, espere esquentar e jogue a cebola e depois o alho. Deixe dourar bem, jogue a carne desfiada e deixe ficar bem tostadinha, e por fim jogue a farinha de mandioca. Em um prato, amasse as bananas, coloque a manteiga em temperatura ambiente, e misture também o caldo de legumes. Você pode deixar seu purê mais consistente ou mais molinho, dosando a manteiga e o caldo, conforme o que lhe agradar mais. Para colocar no aro, indico um purê mais rústico e consistente. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

Dica de foto: preste atenção nos talheres: se for fosco melhor, se for brilhoso, tome cuidado com os reflexos.

***

Todas as fotos postadas aqui neste especial quarentena, são feitas pelo celular (e tratadas em apps no celular também). Optei em fazer isso, para que eu possa ensinar a você a tirar fotos também com o seu celular e divulgar o seu produto/serviço nas redes.

Me sigam pelo insta :-) @isabellamaiolino

E para conhecerem meu trabalho profissional de fotografia acessem: @estudiodaisamaiolino

 

 

Comentários

Siga o @blogdaisamaiolino no instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.