Isa Maiolino Blog

ok EN0A1162

 

Aqui vai mais uma produção e receitinha que fiz em dupla com a Letícia do Cozinha Vibrante (somos parceiras em um estúdio de produção fotográfica para comida). A gente amou muito ter feito este editorial em miniaturas, deu um pouquinho de trabalho mas foi uma delícia ir atrás das peças pequenas, pensar nas receitinhas e em cada cenário… Semana que vem vai ter mais miniatura com receitinhas delícia.

Rendimento: 1 bolo médio, fôrma redonda sem furo no meio
Tempo de preparo: 30 minutos
Tempo de forno: aproximadamente 1h

Ingredientes da Massa:
115g de gengibre descascado e ralado fino
250ml ou 1 xícara de melado*
200g ou 1 xícara de açúcar refinado
250ml ou 1 xícara de óleo vegetal (qualquer tipo)
350g ou 2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de pimenta-do-reino
Uma pitada de cravo em pó
250ml ou 1 xícara de água
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
2 ovos em temperatura ambiente

* Caso não encontre melado, use mel ou derreta 2 colheres de sopa de rapadura em água fervente. Espere amornar para usar na receita.

Ingredientes da Cobertura:
300g de cream cheese em temperatura ambiente
75g ou 1/3 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente
160g ou 1 xícara + 2 colheres de sopa de glaçúcar ou açúcar de confeiteiro

Se usar fôrma de fundo removível, unte o fundo e as laterais com manteiga. Caso use fôrma comum, unte e cubra o fundo com papel manteiga, untando por cima do papel também.

Esse bolo não exige batedeira. Em uma tigela redonda grande, misture melado, açúcar e óleo com um batedor de arame. Em uma tigela média, misture farinha, canela, pimenta e cravo também com um batedor de arame.

Leve a água para ferver e então acrescente o bicarbonato. Despeje essa mistura à tigela com o melado, adicione o gengibre picado e mexa.

Adicione a mistura com farinha à tigela grande com os ingredientes molhados e bata com o batedor de arame até incorporar. Adicione os ovos e bata até ficar homogêneo.

Coloque a massa na forma e leve ao forno pré-aquecido a 180° por aproximadamente 1h ou até que um palito saia limpo quando espetado no centro do bolo.

Deixe o bolo esfriar, passe uma faca nas laterais da forma e inverta o bolo sobre um prato, retirando o papel manteiga. Agora coloque-o em um prato de bolo para que fique com a parte bonita para cima.

Faça a cobertura de cream cheese misturando todos os ingredientes com um batedor de arame ou garfo. O segredo para que a mistura fique lisa é que todos os ingredientes estejam em temperatura ambiente. Se quiser deixar a cobertura mais leve, substitua uma parte da manteiga e do cream cheese por iogurte. Coloque a cobertura no bolo de gengibre quando ele tiver esfriado.

Crédito: O trabalho de fotografia, food styling e produção de objetos deste post foi todo pensado, produzido e executado pela dupla Letícia Bittencourt e Isa Maiolino, que além de blogueiras, são parceiras em um Estúdio de fotografia, food styling e produção de objetos, onde oferecem trabalhos para marcas, restaurantes, confeitarias, padarias, mercados etc. Se quiser nos contratar para a sua marca, envie um e-mail para estudioisaeleticia@gmail.com

 

 

Comentários

Siga o @blogdaisamaiolino no instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.