Isa Maiolino Blog

ok IMG_2272

Eu sou apaixonada por torta de limão. Eu costumo gostar dos recheios  feitos com leite condensado. Inclusive, a mãe de uma amiga sempre faz um recheio tão simples, que é 1 lata de leite condensado + 1 limão e pronto, nem precisa colocar no fogo. Mas esta receitinha que vou ensinar para vocês, é mais elaborada e um pouco menos doce, que aprendi no livro de culinária francesa que tenho utilizado na maioria das receitinhas aqui neste especial Desafio dos 30 Dias. Vem aprender!

ok IMG_2295

Esse guardanapo fofo listrado é da Cath Kidston, uma loja que sou absolutamente apaixonada, que tem em Londres, estas toalhinhas rendadas lindas, são da Shopfesta e a colher, é da Le Lis Blanc Casa

ok IMG_2290

 

Dia 6 – Tortinha de Limão
Tempo de Preparo: 1 hora e 30
Rendimento: 4 a 6 porções, depende do tamanho da fôrma

Ingredientes da massa podre
200 g de farinha de trigo peneirada

100 g de manteiga sem sal (é sempre bom deixar em temperatura ambiente)
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de açúcar
1 ovo

1 colher de chá de água

Ingredientes do Recheio de Limão
100 g de açúcar
3 gemas
20 g de amido de milho
20 g de farinha de trigo
300 ml de leite fervido
1 limão

Modo de Fazer
Em uma vasilha, coloque a farinha peneirada misturada com o sal e o açúcar. Coloque a manteiga e misture com as mãos até ficar uma massa meio esfarelada. Faça um buraco no meio, e jogue o ovo. Mexa aos poucos ao restante da massa. Acrescente a água. Quando estiver uniforme, faço uma bolinha e cubra com um plástico e leve à geladeira por 30 minutos. Enquanto isso, vá fazendo o recheio. Bata à mão, as gemas com o açúcar. Acrescente o amido de milho e a farinha, sempre batendo. Quando estiver bem cremoso, acrescente o leite fervido. Bata mais um pouco e leve em uma panela, ao fogo baixo, e mexa, de 5 a 10 minutos, até que fique consistente. Acrescente 1 limão espremido, misture e reserve. Retire a massa da geladeira, abra com o rolo na pedra (jogue um pouco de farinha na pedra e no rolo para facilitar), e pegue as forminhas que você vai utilizar (utilizei essas forminhas mágicas, que tem um tamanho excelente e têm a base removível, ou seja, fica super fácil de tirar depois de assadas). Corte a massa do tamanho da sua forminha e ajuste bem, deixando bem compacta à sua fominha e leve para assar. O certo é colocar um papel manteiga em cima da massinha e jogar feijões dentro, e depois levar ao forno  para assar, para que a massa asse bem certinha e moldada à fôrma. Eu não tinha feijão, assei sem e deu certo. Leve ao forno e deixe assar por em média 30 minutos. Retire as tortinhas dos fornos e coloque o recheio por cima e finalize com uma camada generosa de chantilly.

Veja aqui o dia 1. (Bolinho recheado de doce de leite e chantilly)
Veja aqui o dia 2. (Suspiros recheados de ganache)
Veja aqui o dia 3. (Mousse de laranja com chocolate 70% cacau)
Veja aqui o dia 4. (Pudim brûlée)
Veja aqui dia 5. (Tarte Tatin)

 

 

Comentários

Siga o @blogdaisamaiolino no instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.