Isa Maiolino Blog

foto

Não existe regra para comer em Paris. Quer dizer, o horário é algo que eles levam bem a sério. Nem pense em tomar café da manhã depois das 10h ou almoçar depois das 14h – a regra é simples – neste país, existe horário para tudo! Ah, reserve o restaurante antes de ir, é uma prática quase obrigatória. Comer em Paris é bom demais. Seja em um picnic no parque, seja em uma Brasserie, Boulangerie, Salão de Chá, Café, Restaurante… Tem para todo bolso e gosto!  Antes de falar dos meus lugares prediletos, quero deixar registrado aqui o trio de guias que nos acompanhou nesta viagem: A Parisiense, que é um guia de estilo que bombou no Brasil, e que tem umas dicas muito simpáticas de moda, compras e restaurantes, o livro do uber-chef Ducasse Amo Paris, que são 200 endereços de restaurantes e lojas gourmet e o terceiro, que encontrei na loja super-cool Colette, o guia Go Go Paris, que você pode baixar pelo celular aqui.

baixa comer IMG_5853

Sinceramente, eu podia terminar meu post por aqui, porque se você estiver com estes três guias à mão, esqueça o mundo e se jogue nos melhores lugares de Paris (cá entre nós, Paris não necessita de guia vai, se perder e comer naqueles lugares que só-você-e-ninguém-mais-conhece, fazem parte do charme da city)! Mas como não me aguento, ah, essa mania que esses blogueiros têm de escrever e contar e bla, bla, bla bla… Te dei a chance de fugir, mas para quem ainda persistiu, lá vai, a minha Paris da santa-gula-de-cada-viagem!

baixa comerIMG_6012

Em Paris, sentar em um restaurante virado para a rua é um hábito tão, mas tão… francês! Além de comer, observar faz parte do menu!

ok macaron ladure IMG_6300

1. Eu tenho fetiche por macarón, pronto falei. Eu sempre tenho que dar uma passadinha lá na Ladurée para tomar um café, mas você pode comer bolos, almoçar… Tem um cardápio delicioso para ser devorado e a loja é linda.

ok IMG_4985

2. Lojas de queijos é o que não falta em Paris! A minha dica é entrar em uma delas para se deliciar… Mas confesso que gosto mais do visual que do aroma, que é uma mistura um tanto acentuada e inusitada. Mas eu sempre compro queijos em mercados mesmo, que já são uma grande diversão para os olhos e para a gula! Nosso queijo predileto é: Caprices
des Dieux, você encontra em qualquer lugar e é baratinho!

ok dsc03065

3. Os doces franceses, além de lindos, são muito bem executados! Se jogue nas tortinhas de massa podre ou folheados… Tenho um certo apego por tarte tatin, que é uma torta de maçã dos deuses e você consegue encontrar em todo lugar!

ok cafe flore  IMG_5849

ok cafe flore  IMG_5846

4. Segundo o guia A Parisiense, se você for no Café de Flore, você pode se encontrar com o Steven Spielberg ou com a Sofia Copolla! O lugar é cool e não sai de moda, fica no meu bairro predileto de Paris. Dá para tomar café da manhã, almoçar ou jantar.

ok padaria  IMG_5876

ok paes IMG_5879

5. A padaria Du Pain et des Idées fornece pães para o Alain Ducasse. O lugar é pequeno com cardápio enxuto, mas realmente, os pães são muito gostosos, com a crocância exata! Não dá para comer lá, sugiro que coma em um parque, como eu fiz :-)

ok sorvete IMG_5965

ok lsorvete  IMG_5954

6. Essa dica é clássica: tomar um sorvete Berthillon na L’ile Saint Louis. Aproveite para admirar a paisagem em volta.

ok les deaux magots IMG_6239

ok les aux magots  IMG_6224

ok le aux magots IMG_6235

7. Tomar um chocolate quente ali no Les Deux Magots. É aquele tipo de chocolate quente de personalidade, sabe? Forte, denso, amarguinho, doce, divino! O Angelina também tem um chocolate quente inesquecível e o salão parece uma casa de bonecas!

ok IMG_4979

ok IMG_4973

ok IMG_4972

8. Eu adoro essa dica: tomar um chá de hortelã, bem do jeitinho do mundo árabe, ali na Grande Mesquita de Paris, você vai se sentir assim, na Turquia, no Marrocos… O lugar é lindo!

ok cafedotheque IMG_4988

9. Quem deu essa dica foi o Jean, marido francês da minha amiga brasileira, o La Caféothèque, é um lugar simples, mas tem inúmeros cafés, e são ultra-bem-tirados! Entrou na modinha, há um bom tempo já,  essa onda de cafés gourmets. Essa dica foi dada também pelo guia Go Go Paris.

ok cafe pompidou DSC03177

10. O Restaurante Le Georges fica no alto do Centre Pompidou. A vista é deslumbrante, assim como o local. Se não quiser gastar muito, dá para tomar somente um café, depois da visita no imperdível museu, apreciando a vista!

ok cafe opera IMG_6048

ok cafe opera IMG_6034

ok cafe opera IMG_6027

ok cafe opera IMG_6036

11. Eu amo o Café de la Paix por três motivos: O lugar tem uma decoração deslumbrante, dourada, naquele estilo vintage chic, sabe? O segundo motivo é claro, a comida que é muito boa! Destaque para a sopa de cebola tradicional francesa (que cai muito bem no inverno), para o hambúrguer e o crème brûlée. E o terceiro motivo e não menos importante: fica ao lado de um dos meus lugares prediletos da city: Opera Garnier.

ok palais tokyo IMG_6108

ok palai tokyo IMG_6104

ok palais tokyo IMG_6105

 ok cafe placio tokyo 1 IMG_6110

12. Palais de Tokyo é um lugar que entrou para a listinha must-go dos hypados, não por menos, o restaurante que tem lá dentro é todo coloridinho, super bem decorado, tem uma livraria que quase pirei lá dentro, porque tem as revistas e os livros mais bacanudos de design, décor e moda e do lado esquerdo de fora, tem um café com uma vista da torre para dar uma contemplada basic :-)

ok rua ailin IMG_5774

ok rua ailin IMG_5781

ok IMG_5778

ok IMG_5777

13. Essa dica eu li no blog da Ailin Aleixo (a grande blogueira-crítica de restaurantes que adoro seguir, e que escreve com uma qualidade e técnica ímpar) ela sugeriu a Rue des Martyrs, que é uma rua que está bombando, no quesito mundo gourmet! Tem restaurantes, lojas pra gente comprar coisinhas e pagar excesso de bagagem e tem uma loja com produtos da Ilha de Corsega, onde estou passando 17 dias com o meu marido, e estou surtada com a beleza e culinária daqui. Ali você pode comprar vinhos, embutidos, queijos, azeites, todas as belezuras desta ilha… 

 ok le comptoir IMG_6242

dok comptouir IMG_5834

ok comptuir IMG_5839

ok IMG_5838

ok IMG_5836

ok comptouir IMG_5841

ok comptouir IMG_5845

14. O Le Comptoir, dica da minha amiga Marina Bessacom certeza foi a grande refeição de Paris! Tudo lá é divino. Começamos com uma saladinha de frango defumado, eu fui de lula recheada de legumes, estava impecável na textura, sabor e apresentação. O Breno foi de porco com lentilha, ele ficou chocado com a textura! De sobremesa pedimos torta de maçã, com uma massa dos deuses e mousse de chocolate com aceto. O local bomba, sempre tem filas e não aceita reservas.

 ok lipp IMG_6244

ok lipp IMG_6250

ok lipp IMG_6248

ok lipp 01 IMG_6247

 15A Brasserie Lipp está em todos os guias pelo simples fato de que é um dos lugares que Camus e Sartre costumavam frequentar. O lugar é decorado à moda de antigamente, o que tem seu charme. A comida é muito bem executada, mas não espere aqueles pratos lindamente montados à moda da alta gastronomia francesa. É para quem gosta de comer com a boca mesmo, e não om os olhos. Sacou?

Mas não se esqueça: legal mesmo é se perder e fazer suas próprias descobertas :-)

Se você curtiu este post, veja lá o PASSEAR EM PARIS, que publiquei semana passada.

 

 

Comentários

Walter Faria disse:

Muito legal Isa!!! Me deixou com água na boca. Um lugar que acho imperdível em termos gastronômicos em Paris (nem que seja só para observar e babsr) é a Rue Mouffetard, uma ruazinha antiga nos limites do Quartier Latin com o 13º arrondissement, com uma feira livre permanente a seduzir a sensibilidade gastronômica de qualquer um. Vale conferir..

isamaiolino disse:

oi Walter, adorei a dica, na próxima vou lá :-) bjs!

Siga o @blogdaisamaiolino no instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.