Isa Maiolino Blog

Crédito: Fotos, Produção, Filmagem e Edição de Vídeo: Isa Maiolino

Esta ideia de filmar um especial com as receitinhas da minha vó Netti existe há muito tempo. Estava lá na gaveta, esperando o momento que coubesse na minha vida, sabe? É um projeto muito especial para mim, porque eu sempre admirei muito a minha vó em todos os sentidos – seu senso de humor, sua inteligência e sua inquietude inigualável – quando me pego fazendo mil coisas ao mesmo tempo, ou quando me pego com uma pressa que beira a agonia, no nível de já sair do shopping com a chave de casa na mão, como quem acredita que isso fará chegar em casa mais cedo, percebo como o sangue é algo muito forte mesmo. A nossa família respinga uma marca na gente (ou umas muitas marcas), que a gente demora a se dar conta.

Minha vó Netti, que morava em Campo Grande, minha terra natal, foi muitas coisas na vida. As que importam aqui e agora são três: professora de piano, líder de um grupo de oração de senhoras católicas e uma anfitriã impecável. Em 1987 ela reuniu todas as suas amigas do grupo de oração, que acontecia semanalmente em sua casa, e cada uma mandou várias receitas para ela, para que publicasse um livro de receitas e orações – convenhamos, cozinhar é uma forma de oração, a gente se concentra e move as mãos com amor e paciência para servir ao outro. Todas as páginas do livro publicado com o nome Soltinhas na Panela, tem uma frase bonita, um mix de citações bíblicas e citações populares. E você vai ver por aqui, a cada semana, além das receitinhas, essas frases do livro da vovó, como a que escrevi no pratinho logo abaixo e você vai ver também, logo no comecinho do vídeo, o áudio da vovó tocando piano. E você vai ver também uma neta, toda empenhada em fazer bonito para que ela se sinta muito orgulhosa de lá onde ela mora, ao lado da Nossa Senhora, no céu.

Parêntese. Eu sou batista desde que estava na barriga da minha mãe. E batistas não oram para a Maria, mãe de Jesus. E todas as vezes que eu falava com a vovó, ela fazia piada, e perguntava para mim “e aí, você anda rezando para a Nossa Senhora?” Rs. A última vez que falei com a vovó, eu estava no meu quarto, quando o telefone tocou: “alô, Isabella? Estou te ligando porque o seu pai falou que você está querendo muito engravidar e não consegue. Estou te ligando para dizer que se você pedir para a Nossa Senhora, ela vai realizar o seu sonho.” Este foi o nosso último diálogo.

Alguns dias depois, minha vó estava sentada em casa, rezando, enquanto a Maria, sua acompanhante estava na cozinha. Ela passou mal. Então, ela gritou pela Maria: “Maria, corre aqui! Eu estou passando mal. Eu acho que vou morrer. E agora, Maria? Quem vai continuar rezando para a Isabella engravidar? Maria, você promete pra mim que vai rezar para a Isabella engravidar? Promete?” E então, desde esta frase, a vovó nunca mais acordou.

Eu ainda não rezei para a Nossa Senhora pedindo pelo meu filho (ainda não engravidei e isso faz um ano e meio). Enquanto a vida corre, nem sempre como desejamos ou planejamos, sigo me divertindo e tentando viver a vida como a vovó me ensinou: com muita fé e um senso de humor inabalável.

Pensando bem, este especial é sim um filho. E foi gerado com muito amor.

Fecha parêntese.

ok baixablog EN0A3902

 

Abacaxi à Havaiana

Tempo de Preparo: 15 minutos
Rendimento: 4 porções

Ingredientes:
1/2 xícara de abacaxi picado
1 laranja picada
1 maçã picada
3 colheres de sopa de salsão picado
1/2 xícara de passas pretas
Suco de 1/2 limão
1/2 xícara de maionese
1/2 xícara de creme de leite fresco
1/2 xícara de pistache
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Folhas verdes para montar o prato
Fatias de abacaxi para montar o prato

Modo de Fazer:
Misture as passas, o salsão, a maionese e o creme de leite.
Junte delicadamente as frutas e o limão.
Coloque sal e pimenta-do-reino a gosto.
Sirva com fatias de abacaxi e folhas verdes.

ok baixablog EN0A3918

ok baixablog EN0A3873

ok baixablog EN0A3910

 

 

Comentários

Siga o @blogdaisamaiolino no instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.