Isa Maiolino Blog

Eu vim morar em São Paulo em janeiro de 2001, tinha acabado de me formar em publicidade e propaganda lá em Campo Grande. Vim decidida a conquistar o mundo (ai que saudade dessa ambição jovem rs.) Decidi vir pra cá pra fazer uma pós na ESPM na área de direção de arte. Morava sozinha na Alameda Lorena, tive todo apoio financeiro e emocional dos meus pais – porém, a adaptação na cidade grande não foi fácil. Me rendeu crises de pânico e 7 anos de terapia para digerir a nova realidade. Tive meus momentos de glória e meus momentos de frustração. E uma das coisas que mais me alegrava era quando meus pais diziam que iam passar uns dias em SP. Já sabia que na mala ia vir filé congelado (o filé da minha terrinha tem gosto diferente, juro). E sempre que eles vinham a gente se esbaldava nos restaurantes e também cozinhava em casa. Naquela época, minha mãe cozinhava mais que meu pai – hoje em dia, quando eles vêm pra cá isso se inverteu. E eu me lembro muito de um prato que ela sempre fazia: filé mignon ao molho de mostarda. Sou apaixonada por este filé, especialmente quando a minha mãe faz. Acontece que ela não mora aqui então tive que dar meus pulos. Aprendi a receita e faço há muitos anos, bem antes da Sofia nascer. Hoje em dia esse se tornou um dos pratos que ela nunca nega (isso é raro e me deixa realmente feliz). Vai ver ela já se acostumou com o sabor desde o ventre. Herança sensorial. Isso existe? Fico pensando na delícia que é associar um prato a uma pessoa que a gente ama muito: fica com um sabor tão mais especial. E tenho pensando muito nisso. Em que receitas vou fazer e refazer e repetir mil vezes, ao longo da vida da Sofia, até que grude em seu paladar e em sua memória. Sempre que ela comer um filé com mostarda quero que ela sinta meu amor, mesmo que não esteja mais por perto. Filhos voam, né? (Socorro)

Sempre que eu preparo este filé, sinto por perto o perfume da minha mãe e o aroma de seu sorriso fácil.

Ingredientes:
1 peça de filé (limpo)
4 col. (de sopa) de mostarda Dijon
150g de manteiga
1 col. (de sopa) de molho inglês
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

(aqui uma observação importante da minha mãe: ela costuma fazer uma pastinha de 3 dentes de alho amassados e sal, e esfrega na carne, antes de mais nada)

Jogue sal e pimenta-do-reino na carne.

Disponha esta carne em um papel alumínio, e coloque em cima o molho inglês, a mostarda e a manteiga.

Embrulhe a carne neste papel, em cima de uma fôrma e leve para assar. 180 graus por uns 40 minutos.

Depois abra o alumínio e deixe assar mais um pouco até dar uma leve dourada em cima.

Corte em pedaços finos e esfregue esta carne mo molho que cair na fôrma e sirva.

Se você achar que não ficou com molhinho o suficiente pode colocar um pouco mais de mostarda no final.

O ponto da carne depende muito do seu forno, fique de olho para não assar demais.

Todas as fotos postadas aqui neste especial quarentena, são feitas pelo celular (e tratadas em apps no celular também). Optei em fazer isso, para que eu possa ensinar a você a tirar fotos também com o seu celular e divulgar o seu produto/serviço nas redes.

Me sigam pelo insta :-) @isabellamaiolino

E para conhecerem meu trabalho profissional de fotografia acessem: @estudiodaisamaiolino

 

 

Comentários

Siga o @blogdaisamaiolino no instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.