Isa Maiolino Blog

Quem concorda que piquenique é uma coisa muito legal coloca o dedo aqui! Eu e a Letícia, minha partner em jobs de fotografia, criação de receitas e produção de objetos, preparamos juntas este post para vocês. Pensamos em receitinhas que são fáceis de transportar, para começo de conversa. E depois fomos pensando nas fofurices e nas diquinhas práticas, para que o piquenique fique lindo e com um aconchego especial. Vou listar algumas diquinhas para vocês.

1. Escolha um lugar que você sabe que existe espaço permitido para fazer piquenique (fizemos no Parque Buenos Aires, aqui em São Paulo, no bairro de Higienópolis, pois lá é um lugar super seguro e com espaço suficiente e se você tem um “q” de frescura como eu, que odeia insetos, moscas e formigas, escolha praças mais urbanas como esta, estou dizendo isso, pois esses dias fomos fotografar perto da casa dela em um parque super bonito, mas foi traumático, a gente colocou alguns pães e vieram 10 moscas em cima, juro). E ah, lá tem banheiro, viu? Viu? Viu? :-)

2. Essa dica parece óbvia mas não custa lembrar: o aplicativo de previsão de tempo é nosso amigo, não custa dar uma olhadinha um dia antes e deixar seus amigos avisados;

3. Separe uma toalha que comporte bem a quantidade de pessoas que participarão, esta organização foi pensada para 4 pessoas, então, a toalha de 1 metro e meio foi o suficiente. Aliás, compramos este pano lá na Cinerama e mandei costurar a barrinha. Se no seu grupo existirem pessoas com aquele “q” frescurento como eu, leve almofadinhas ou toalhas para que a pessoa sente em cima (sim, sim, detesto formigas, desculpa aí);

4. Leve pratos, xícaras e copos de um material que não quebre para facilitar a sua vida. Estes daí são de ágata da Il Casa Lingo;

5. Não esqueça de levar guardanapos! Estes da foto eu carimbei todos eles com um carimbinho lindo que comprei na Veio na Mala;

6. Leve as bebidas já em porções individuais para facilitar a vida. Essas garrafinhas lindas comprei na Shop Festa;

7. Não esqueça o repelente, principalmente se você estiver com crianças, nunca se sabe o que terá por lá, em tempos de zika…

8. Pense em comidinhas fáceis de transportar e que possam ser degustadas frias mesmo. O nosso cardápio foi: 1. Rolinhos de abobrinha recheados de cream cheese e salmão; 2. Cuscuz de legumes; 3. Bolo de coco no alumínio; 4. Pipoca caramelizada. Além de uma tábua de queijos, cesta de pães e de frutas. Vem ver as receitinhas!

ok menor ok EN0A2365

ok menor ok EN0A2374

Tábua de queijos: todo mundo gosta e lembra os piqueniques franceses, né? Que tal colocar umas folhinhas de alecrim para enfeitar?

ok menor ok EN0A2403

ok menor ok EN0A2329

ok menor ok EN0A2409

ok menor ok EN0A2474

Bolo de coco

Rendimento: 1 assadeira grande (cerca de 25 fatias)
Tempo de preparo: 30 minutos
Tempo de forno: aproximadamente 1h 10m

Ingredientes da Massa:
4 1/2 xícaras de farinha de trigo 
300 g de manteiga em temperatura ambiente
3 xícaras de açúcar 
6 ovos 
1 1/2 xícara de leite de coco
3 colheres de chá de fermento em pó 
1 pitada de sal 
Manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a fôrma

Ingredientes da Cobertura:
1 xícara de leite de coco
1 xícara de leite condensado
1 xícara de leite
Coco ralado a gosto

Modo de Fazer a Massa:
Unte uma assadeira com manteiga e, em seguida, polvilhe farinha de trigo.

Numa tigela, misture a farinha e o sal. Reserve.

Na batedeira ou com um batedor de arame, bata a manteiga até que fique clara. Diminua a velocidade da batedeira e acrescente o açúcar aos poucos, batendo por 5 minutos.

Junte os ovos, um a um, batendo para misturar a cada adição. Diminua a velocidade e adicione a mistura de farinha e sal, alterando com o leite. A cada adição, bata o suficiente apenas para misturar. Desligue a batedeira e, por último, misture o fermento delicadamente com uma espátula. Transfira para a fôrma untada e leve ao forno pré-aquecido a 180˚ por aproximadamente 40 minutos ou até que um palito saia limpo se espetado no centro do bolo. Espere esfriar para fatiar.

Modo de Fazer a Cobertura:
Misture todos os ingredientes em uma tigela. Passe as fatias na cobertura, mergulhando uma boa parte das fatias para que o bolo fique bem molhadinho.

ok menor ok EN0A2415

Carimbar os guardanapos e amarrar as colheres dá um charme a mais

ok menor ok EN0A2418

ok menor ok EN0A2429

Deixar frutinhas já nas xícaras em porções individuais pode ser simpático

ok menor ok EN0A2443

Você pode carimbar pedaços de tecidinhos para compor na produção dos pratos

ok menor ok EN0A2477

Pão é sempre bem-vindo, certo?

ok menor ok EN0A2485

ok menor ok EN0A2489

E frutas também!

ok menor ok EN0A2508

ok menor ok EN0A2524

Que tal carimbar também o tecido que acolhe os talheres?

Cuscuz simples

Rendimento: 6 porções

Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes:

250g ou 1 1/2 xícara de cuscuz

500ml ou 2 xícaras de água
200g de tomate cereja cortado ao meio
1 pimentão verde picadinho
1/2 cebola roxa picadinha
50g ou 1/3 xícara de uvas passas
100g ou 3/4 xícara de castanha de caju salgada
1/2 maço de alface lavado e seco
Sal, pimenta-do-reino e azeite de oliva a gosto

Modo de Fazer:

Coloque o cuscuz em uma tigela.

Leve a água ao fogo e quando ferver, desligue e despeje sobre o cuscuz. Mexa com um garfo e cubra a tigela com um pano de prato limpo. Deixe descansar por 10 minutos e mexa novamente para soltar bem os grãos.

Adicione os outros ingredientes, misture, tempere com sal, pimenta-do-reino e azeite e sirva com algumas folhas de alface.

ok menor ok EN0A2540

ok menor ok EN0A2552

Os potinhos de vidro do cuscuz e as peças esmaltadas das outras receitas do piquenique são da Il Casalingo, loja on-line de produtos de mesa e cozinha, normalmente de tecido, madeira, cerâmica e vidro. Eles têm cada coisa mais linda que a outra!

ok menor ok EN0A2738

Rolinho de abobrinha e salmão defumado

Rendimento: 25 unidades
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes:
2 abobrinhas italianas
200g de salmão defumado
1 embalagem de cream cheese (150g)
2 a 4 colheres de chá de pasta de wasabi*
Dill e/ou cebolinha francesa para decorar

*Vendida em supermercados ou mercearias japonesas. A pasta de wasabi é encontrada em uma embalagem de tubo, como se fosse pasta de dente. Aqui em SP tem no Pão de Açúcar.

Modo de Fazer:
Misture o wasabi com o cream cheese. Comece com 2 colheres de chá de wasabi e veja se quer adicionar mais. Lembre que quando provada pura, a mistura pode estar mais forte, já que no bolinho seu sabor se suavizará em função dos outros ingredientes.

Lave, seque e descarte as pontas das abobrinhas. Fatie o legume usando um ralador tipo mandolim, de preferência. O bom do mandolim é que você consegue regular a espessura da fatia. O modelo que mais gosto é este à venda na Amazon (não tem dele no Brasil).

Faça os rolinhos com abobrinha, salmão defumado e mistura de cream cheese. Se quiser, coloque uma folha de dill e feche o rolinho com uma cebolinha francesa, amarrando-o, ou simplesmente use um palito.

ok menor ok  EN0A2392

ok menor ok EN0A2360

ok menor ok EN0A2431

Pipoca Doce

Rendimento: 1 pote cheio
Tempo de preparo: 10 minutos

Ingredientes:

1/2 xícara de chá de milho de pipoca
1 xícara de chá de acúcar
2 colheres de sopa de óleo
2 colheres de sopa de água

Modo de Fazer:

Coloque os ingredientes em uma panela (panela de pipoca facilita o processo) e mexa até que o milho comece a estourar.

Tampe a panela e mexa segurando as alças até que o milho pare de estourar.

Coma (sem culpa) assistindo seu filme predileto!

ok menor EN0A2358

ok menor ok EN0A2730

Crédito: O trabalho de fotografia, food styling e produção de objetos deste post foi todo pensado, produzido e executado pela dupla Letícia Bittencourt e Isa Maiolino, que além de blogueiras, são parceiras em um Estúdio de fotografia, food styling e objetos, onde oferecem trabalhos para marcas, restaurantes, confeitarias, padarias, mercados etc. Se quiser nos contratar para campanhas para a sua marca, envie um e-mail para estudioisaeleticia@gmail.com

E aí? Vai encarar um piquenique este final de semana?

 

 

Comentários

Siga o @blogdaisamaiolino no instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.