Isa Maiolino Blog

okk EN0A0536

Todo mundo que mora em Campo Grande já comeu muitas vezes na vida, o bom e velho arroz carreteiro. As comidas típicas da nossa região costumam ser bastante rutz, sabe? Comida simples, de gente de fazenda. E esse é mais um exemplo de comida sem grandes elaborações ou técnicas, mas que preenche a alma da gente, saca? Pelo simples fato de ter gosto de infância. Quando tinha arroz carreteiro em casa, tinha que ter banana pra gente comer de acompanhamento. Não existia a possibilidade de comer arroz carreteiro sem comer banana. Era como goiabada com queijo. Um nasceu para o outro. Bem, eu aproveitei que meu sogro ficou hospedado na minha casa essa semana e pedi que ele me ensinasse sua versão de arroz carreteiro. Existem algumas variações neste prato, nem todo mundo faz igual. Meu pai por exemplo, para deixar a carne bem douradinha, ele joga meio copo de suco de laranja, aos poucos, à medida que a carne vai fritando. Já, o segredo do meu sogro, é deixar a carne tostar mesmo, na própria gordura. Porque a graça deste prato, é deixar o arroz com uma corzinha, se não, fica um simples arroz branquelo e sem graça. Este é um prato com uma carne especial, que já falei muitas vezes por aqui, inclusive ensinei a fazer a carne-de-sol neste vídeo. Ela é feita de coxão duro, e é feita na sombra (ironia, né?) você joga sal grosso e deixa dormir pendurada. No dia seguinte, ela ficou salgadinha, mais escura e com uma textura mágica. Bem, então vem aprender o arroz carreteiro do meu sogro (e se quiser dar o toque do meu pai, jogue laranja). Garanto. As duas versões são bem, bem boas.

ok EN0A0507

Tempo de Duração: 1 hora e 30 minutos
Rendimento: 6 porções

Ingredientes do arroz carreteiro:
800 g de carne-de-sol picadinha (com a gordura)
600 g de arroz
1 fio de azeite
1 cebola
4 dentes de alho (cortados bem fininhos)
1 maço de cebolinha picada (para jogar em cima na hora de servir)
700 ml de água fervente (se for preciso, coloque mais água)

Ingredientes da banana-da-terra chips:
4 bananas verdes
Óleo de coco para untar a assadeira
Mandoline (um ralador especial que corta bem fininho)

Modo de Fazer:
Unte uma assadeira, com óleo de coco. Fatie as bananas no ralador e coloque-as dentro da assadeira, um pedaço do lado do outro (não coloque um em cima do outro). Deixe assar em forno a 180 graus por em média, uns 30 a 40 minutos. Mas vá acompanhando, quando estiver levemente dourado, vire todas as bananas e deixe assar do outro lado. Quando os dois lados estiverem bem douradinhos, retire do forno e reserve, até que seu arroz fique pronto.

Jogue o azeite em uma panela e em seguida jogue a carne picada com a gordura. Deixe fritar, em fogo baixo, por bastante tempo (em média meia hora, depende do seu fogo e panela). Na hora que estiver espumando, você joga o alho e deixa fritar mais um pouco.

Jogue o arroz e misture bem. Assim que ele estiver bem fritinho (ele vai ficar branquinho) jogue água até que cubra o arroz. E vá jogando água, à medida que ela evaporar. Jogue rodelas de cebola por cima e por fim, deixe secar toda a água e sirva com cebolinha picada em cima e os chips de banana-da-terra.

ok EN0A0512

ok EN0A0524

Esta é a apresentação que o meu sogro fez

ok EN0A0556

Esta é a apresentação que eu fiz, frescalhada. Sim, eu amo servir meus convidados à francesa. Me sinto o Alex Atala servindo os meus clientes. Ha! Ha! Ha! Ha!

ok EN0A0552

 

 

Comentários

Siga o @blogdaisamaiolino no instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.