Isa Maiolino Blog

Natal para mim é sinônimo de família, cidade natal, muitos encontros com amizades antigas, velas na mesa, flores frescas na sala da minha mãe, cerejas na geladeira, e este será o ano em que tudo começa a mudar. Por motivos óbvios ficaremos aqui em São Paulo com a nossa Sofia e nossos pais. Mergulhados na nova vida. Estou escrevendo este post, talvez o último do ano, aqui do hospital, cheia de expectativa, medo, alegria, ansiedade e insegurança, somados a um turbilhão de ambivalência que já habita neste coraçãozinho há meses. Estou grávida de 35 semanas e 5 dias e estou aguardando dar 36 semanas para que a nossa Sofia chegue neste mundo. Nunca imaginei que fosse passar o natal de 2016 com a minha filha no colo, tão sonhada, tão desejada! Presentão do céu. Ela decidiu vir antes. Puxou a pressa de viver da mãe dela. Mas se Deus quiser, vai correr tudo bem. E estou aqui há alguns dias de repouso, quietinha, só tentando fazer com que ela fique aqui dentro mais uns dias. E pensando no que tem por vir. Pensando no que me disseram que tem por vir. Porque quando andamos por aí, carregando uma barriga que insiste em se exibir para o mundo, o mundo insiste em dar conselhos, contar histórias, lançar sabedorias colhidas através de experiências pessoais. E estou aqui, só para fazer um breve registro de emoções, talvez superficial e carregado de ingenuidade nas entrelinhas, antes de me tornar mãe. E a forma como nos reuniremos em nossa casa tem muito a ver com o momento de vida que estamos vivendo. Com certeza, estarei perdida em choros (dela e meu) e em fraldas, se conseguir comprar um buquê fresco de flores para a minha sala e colocar cerejas na geladeira, já estarei no lucro. Se conseguir passar por esta enorme transformação sem transbordar (no mal sentido) em quem está por perto, já estarei no lucro. Natal é o momento que mergulhamos na convivência familiar, de forma que de vez em quando até falta um pouco de ar, e quem mora longe e vai para a cidade natal com o descostume familiar que o diga! Bem, a verdade, é que sob minha ótica, natal tem também a ver com tradição familiar. Tem a ver com enfeitar a casa e a alma. E em tentar imitar o melhor do que faziam os nossos pais. E reinventar o que faremos na nossa própria casa. Então, o que desejo a você, é que neste natal você coloque amor e alegria em cada cantinho da sua casa, fazendo a ceia ou não. E por fim, minha principal receita deste post é que você saiba aproveitar o melhor do seu momento de vida e tenha um natal lindo leve e abençoado.

ok-img_2943-tratado

Uma mesa não pode faltar flores ou folhagem natural, frutas para enfeitar (e comer) e velas!

ok-en0a1221-tratado

Este post especial de natal foi desenvolvido e produzido com a Letícia, minha sócia no Estúdio Isa e Letícia (nosso estúdio de fotografia e vídeos gastronômicos, produção culinária e de objetos), e a Adri Katekawa, chef e food stylist, nossa parceira em alguns trabalhos do Estúdio.

As cerâmicas das fotos são do Atelier Paula Almeida que fica na Rua Baluarte, 74, Vila Olímpia em São Paulo. Vendas na loja ou pelo telefone: (11) 3849-2279.

ok-en0a1229-tratado

Farofa de Natal
Rendimento: 8 porções pequenas
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes:
1 xícara de bacon em tirinhas
500g de farinha de mandioca Biju (Deusa)
150g a 200g de manteiga (de 3/4 a 1 xícara)
1 xícara de damasco seco picado
1 xícara de amêndoas (inteiras ou em lascas)
1 maço de cebolinha picada
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer:
Esquente uma panela e cozinhe o bacon até dourar. Não precisa acrescentar óleo pois ele cozinhará na própria gordura. Retire o bacon e reserve.

Na mesma panela, usando a gordura que sobrou do bacon, acrescente a manteiga. Quando derreter, adicione a farinha de mandioca. Mexa bem e cozinhe por uns 5 minutos, o suficiente para a farofa ficar dourada. Enquanto cozinha, tempere com sal e pimenta-do-reino.

Com o fogo desligado, volte com o bacon para a panela, adicione todos os ingredientes restantes e misture. Está pronta a farofa!

 

ok-en0a1235-tratado

ok-en0a1241-tratado

Salada para ceia de Natal
Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes:
3 abobrinhas italianas
1 xícara de tomates cereja
2 maços de aspargos
2 colheres (sopa) de manteiga
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Folhas de manjericão a gosto

Molho:
3 filés de anchova em conserva (aliche), picadinhos
1 maço de hortelã, picadinho (deixe algumas folhas para decorar)
2 pimentas dedo-de-moça, sem sementes, picadinhas
Suco de 2 limões Tahiti
Sal e pimenta rosa a gosto
Cerca de 3/4 de xícara de azeite

Modo de fazer:
Lave, seque e descarte as pontas das abobrinhas. Rale fininho usando, de preferência, um mandolim.

Tire os brotinhos em “v” dos aspargos e corte cerca de 2 dedos da sua base (ela é muito fibrosa e desagradável de comer). Lave e seque os legumes. Esquente uma frigideira com manteiga e cozinhe os aspargos até dourar de todos os lados. Leva cerca de 5 minutos. Tempere com sal e pimenta-do-reino, mas cuidado com o sal pois o molho da salada já é salgado.

Faça o molho da salada misturando aliche, hortelã, pimenta dedo-de-moça, suco de limão, e, por fim, o azeite. Tempere com sal e pimenta rosa a gosto.

Monte a salada com as fatias de abobrinha crua, tomate cereja e aspargos. Cubra com o molho ou deixe-o à parte. Decore com folhas de manjericão e sirva em seguida.

Essa salada pode ser feita na véspera. Nesse caso, deixe para despejar o molho na hora de servir pois a abobrinha soltará água depois que entrar em contato com o molho. Na verdade, ela solta água quando em contato com algo molhado, por isso os tomates dessa receita são servidos inteiros.

ok-en0a1247-tratado

Que tal enfeitar seu peru de natal com uma cama de alecrim e figos?

ok-ok-en0a1269-tratado

ok-en0a1276-tratado

ok-en0a1292-tratado

ok-en0a1198-tratado

Rabanada de forno com Panettone e caramelo de cumaru
Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 2 horas e meia

Caramelo de Cumaru

Ingredientes:
50g de açúcar
100ml de creme de leite fresco
10g de manteiga
100g chocolate branco
½ semente de cumaru

Modo de fazer:

Derreta o açúcar até que fique com cor de caramelo claro.

Enquanto isso, esquente o creme de leite com cumaru ralado (quase ao ponto de fervura).

Fora do fogo, acrescente o creme de leite aos poucos e a manteiga.

Cozinhe por mais 1 a 2 minutos até que fique com cor de caramelo.

Desligue o fogo e acrescente o chocolate branco.

Misture até que derreta e tudo e fique homogêneo.

Rabanada de Forno com Panettone

Ingredientes:
1 kg de Panettone
8 ovos
350ml creme de leite fresco
250g de açúcar
600ml de leite
1 colher de chá de baunilha
20g de manteiga

Modo de fazer:

Pré-aqueça o forno a 180º e unte com manteiga uma travessa que possa ir ao forno.

Corte o Panettone em fatias grossas e reserve.

Misture os demais ingredientes em uma tigela até que o açúcar dissolva e os ovos estejam batidos.

Arranje o Panettone na travessa e cubra com o creme de ovos.

Reserve na geladeira por cerca de 1 hora para que o Panettone absorva bem o líquido.

Asse por cerca de 45 a 60 minutos até que o meio esteja firme.

Sirva quente com a calda de caramelo de cumaru. Se desejar, polvilhe açúcar de confeiteiro.

ok-en0a1172-tratada

ok-en0a1175-tratado

Fotos: Estúdio Isa e Letícia, meu estúdio de fotografia gastronômica, produção culinária e produção de objetos que atende marcas, editoras, restaurantes e chefs

 

 

Comentários

Siga o @blogdaisamaiolino no instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.