Isa Maiolino Blog

Esta semana estamos em Londres, nossa última parada até voltar para o Brasil. Sempre que viemos para cá, damos um jeitinho de assistir a algum espetáculo. A Royal Opera House, uma linda construção que recebe os ballets e óperas mais consagrados do mundo, é nossa parada obrigatória. E por esta razão, tive a ideia de fazer um post só para falar dos melhores shows (e casas de shows) que já tive a oportunidade de assistir ao longo da minha vida.

EM LONDRES

Screen Shot 2013-09-20 at 11.14.55

Royal Opera House
Fundada em 1732, a construção já é um espetáculo à parte. Já assistimos a dois ballets, com cenários, coreografias e bailarinos de tirar o fôlego! E desta vez, assistimos a uma ópera: Le nozze di Figaro, uma comédia que tira muitas risadas da plateia, com um cenário clean, porém lindíssimo, que imita a sala e um quarto de um palácio, com uma luz natural entrando pela janela, impressionante de bem projetada! Os atores, eu que não tenho porte para pareceres técnicos, só posso dizer que são muito carismáticos e a forma com que cantam é encantadora. Todo mundo deveria ir a uma ópera pelo menos uma vez na vida! Sugiro sempre ler a história antes, pois geralmente são cantadas em italiano, mas não há razão para desespero, pois tem legendas em inglês, isso, se você assistir na Inglaterra claro, pois quando vimos na França, Tosca, de Puccini, a legenda era em francês, e as falas em italiano, foi quase um desespero generalizado, minha sorte é que eu tinha lido antes sobre a história (por isso sugiro entrar no amigo google antes do espetáculo para saber a conhecer a historinha que você vai assistir). Voltando a Londres. Ok, a cidade é referência no cenário do rock, mas não podemos deixar de lado a tradição do ballet Royal, tão consagrado no mundo da dança, certo? Eu, que sou apaixonada por dança, não podia deixar de apreciar este tipo de passeio por aqui. Se você é um aficionado como eu, se programe para vir a Londres na temporada de espetáculos, entre no site e se informe. Esta semana foi a estreia de temporada de óperas e ballets por aqui, sorte a nossa! Ah, o must da noite: na hora do intervalo, tomar um sorvete caseiro, da marca da própria ópera, que vem em um potinho fofo, ali no café. Bem bom!

Billy Elliot
Billy Elliot, que esteve no Brasil mês passado, com certeza é meu musical predileto de todos que já vi na vida! Divino! Você não vai ver neste espetáculo cenários grandiosos ou mil efeitos especiais. A riqueza ali mora na história dos personagens e na execução de cada papel, principalmente do próprio protagonista. Se você não conhece a história do filme, é a seguinte: um talentoso menino que sonha em ser bailarino, mas seu pai, preconceituoso, impede que ele realize seu sonho. Se você gosta destes espetáculos mais dramáticos e com uma atmosfera de atores mirins, então vá! Cenas de dança de tirar o fôlego de qualquer um e deixar a trupe do ballet Royal de queixo caído.

Mamma Mia!
Mamma Mia é uma graça de espetáculo, super animado, bom para assistir com a família inteira, por causa das músicas deliciosas do Abba. O cenário já não é tão suntuoso, afinal, se passa na Grécia e traz para o palco uma atmosfera clean e acolhedora do mediterrâneo.

Fantástica Fábrica de Chocolate
Este espetáculo é a última grande novidade por aqui. Lançou este ano e é a coisa mais preciosa do mundo! Não perdeu nenhum pouco para a produção do longa (claro que o Mr. Wonka não é nenhum Johnny Depp, mas todos os personagens são muito graciosos em todos os seus exageros). O protagonista é a coisa mais fofa que já vi na vida, eu fico tão emocionada quando vejo espetáculos com crianças talentosas, porque traz um tom de leveza e é tão lúdico. O cenário é lindo, com projeções espetaculares, assim como a iluminação. Se você já assistiu os musicais mais antigos, cloque na lista para conferir este. Se tornou um dos meus prediletos.

EM PARIS

DSC03140

Lido e Moulin Rouge
Ano retrasado assistimos a um show no Lido, que é o cabaret mais famoso de Paris, ao lado do Moulin Rouge, que assistimos este mês, no comecinho desta nossa viagem. Se você tem curiosidade para ver este tipo de show, com certeza indico o Lido, as bailarinas são graciosas, os figurinos são lindos. Não sei se você sabe, mas elas dançam sem a parte de cima, mas não há nada de vulgar ali. Tem algumas surpresas, como uma pista de gelo no meio do palco, com patinadores, por exemplo. Claro que tem toda aquela atmosfera kitsch, mas eu gostei bastante do show. Já o Moulin Rouge foi a maior decepção da minha vida! Nos primeiros minutos de espetáculo, eu já queria sair correndo. Coreografia de terceira, figurinos muito bregas, músicas que não sei nem como definir para você, e o pior: é playback! Os bailarinos dublam as músicas. Terror em Paris. Mas vale a pena ir ali na frente somente para tirar uma foto, porque é lindo do lado de fora. E se ficar com muita curiosidade, alugue o filme Moulin Rouge, que esse sim vale a pena!

DSC03202

Opera Garnier e Bastille

Eu não me canso de dizer que a Opera Garnier, fundada por Louis XIV em 1669, é um dos meus lugares prediletos de Paris. O musical Fantasma da Ópera, para quem não sabe, foi inspirado nesta belíssima e dourada construção. Ano passado assistimos Tosca, na Bastille, que fica em outro endereço, que é totalmente o oposto da Garnier. É belíssima também, mas é uma construção super moderna e imponente. Já a outra, a Garnier, antiga, classuda, tem tanto detalhe, parece um brinco! Se você não for assistir nenhum esptáculo lá, vale fazer a visita guiada.

IMG_6295

Le Petit Journal
É um bar tão pequeno, que você desce uma escadinha e tchan tchan tchan tchan! Um lugar escondidinho, com jazz band ao vivo. É um lugar muito bonitinho, para quem curte jazz. Bem peculiar.

EM NOVA YORK

IMG_6843

Wicked
Wicked assisti no ano passado com a minha mãe, e conta aquela velha históra da mocinha esquisita que se dá bem. É super engraçadinho, o cenário é colorido, agrada a todas as idades.

Mary Poppins
A história todo mundo já conhece: uma babá muito fofa que cuida de crianças pestinhas. Talvez, por esta razão seja mais legal ainda, porque a Mary Poppins é muito carismática, é daqueles personagens que já conquista a simpatia do público no primeiro segundo. As crianças são uma fofura e o cenário encantador, com efeitos especiais mágicos.

Charles Chaplin
Fiquei muito impressionada com a direção de arte deste espetáculo, toda em preto e branco. A história é super dramática, baseada na história de vida deste icônico personagem, de deixar escorrer umas lagriminhas, os figurinos, cenas de danças, projeções… Com certeza este é o meu espetáculo predileto de Nova York.

NO CANADÁ

Screen Shot 2013-09-20 at 11.52.55

Michael Jackson, The Immortal World Tour
Este espetáculo assisti no ano retrasado em Toronto, mas está em tour pelo mundo. Com certeza foi um dos espetáculos mais inesquecíveis que já vi na vida! Primeiro porque tudo que leva a marca Cirque du Soleil já tem quase que um selo de garantia, pois a companhia realmente preza pela técnica e talento de seus bailarinos. E este espetáculo é impressionante no quesito cenário, em primeiro lugar. Tem um portão gigante no palco, que já de cara esfrega na nossa cara a grandiosidade do que vem pela frente. Os bailarinos e cantores não deixam por menos, e a escolha das músicas é perfeita. Nunca mais vou esquecer o que assisti ali.

 

 

 

Comentários

Siga o @blogdaisamaiolino no instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.