Isa Maiolino Blog

ok  menor blog EN0A1740

Eu amo tortinhas francesas! Elas são um pouquinho trabalhosas, porque tem que ter paciência de preparar a massa e depois montar com cuidado nas forminhas, mas o recheio é tão fácil… Vale a pena o trabalho, eu juro. Quem me ensinou esta massinha foi a Letícia do Cozinha Vibrante. Vocês já devem ter percebido que estou postando várias receitinhas que fizemos juntas (e que ela, com todo o seu talento, me ensinou). Estamos produzindo e fotografando várias surpresinhas para os nossos blogs, que também é uma forma de vocês conhecerem o nosso trabalho de parceria em fotografia, food styling e produção de objetos… Eu amei ter aprendido esta receita de patê sucrée, e ainda mais no processador. Até então, eu só fazia esta massinha que também é bem boa, toda na mão. Vem aprender!

ok menor blog EN0A1716

Rendimento: 1 torta grande
Tempo de preparo: 45 minutos
Tempo de forno: depende do tamanho da torta, mas varia entre 25 e 40 minutos

Ingredientes da massa:

520g ou 4 xícaras de farinha de trigo

250g ou 1 xícara + 2 colheres de sopa de manteiga sem sal, em cubinhos, bem gelada

200g ou 1 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro (glaçúcar)*

1 pitada de sal

2 ovos grandes

farinha de trigo para polvilhar

manteiga para untar a forma

Modo de Fazer:

* Também dá certo com açúcar refinado, mas precisa fazer de outra maneira, diferente da que está descrita a seguir. Para fazer com a açúcar refinado, dobre a receita dos biscoitos amanteigados aqui do blog.

Essa quantidade de massa vai sobrar e você pode congelar, mas sugiro fazer esse tanto pois, se fizer com apenas 1 ovo, ou seja, a metade da massa, pode faltar.

Unte uma forma de fundo falso com manteiga.

A melhor maneira de fazer essa massa de torta é com o processador, pois ele mistura tudo rapidamente, sem dar tempo de aquecer a manteiga.

Coloque todos os ingredientes secos no processador e bata. Adicione a manteiga e processe até formar uma farofa. Acrescente os ovos e processe até formar uma massa homogênea. Não bata em excesso para não ativar o glúten da farinha, isso faz com que a massa fique seca.

Faça uma bola com a massa, polvilhe farinha, embrulhe com um filme plástico e deixe no freezer por 20 minutos.

Com um rolo, abra a massa entre duas folhas de papel manteiga, polvilhando farinha na massa e no papel sempre que necessário. Se quiser, pode também montar a massa diretamente no fundo da forma, juntando os retalhos, pressionando com o fundo liso de uma xícara para deixá-la uniforme. Com os dedos, coloque a massa na lateral da forma.

Faça furinhos leves no fundo da massa com um garfo.

Asse em forno pré-aquecido a 200° por 20 a 25 minutos com um peso por cima ou até que a massa esteja firme, levemente dourada e quase cozida. Para fazer esse peso, é só forrar a torta com filme plástico (não queima!) e colocar feijão cru, arroz ou qualquer legume seco por cima. Lacre a leguminosa com o filme, fazendo uma bolsinha, para depois puxar e não correr o risco de cair toda a leguminosa. Retire o peso, volte com a massa para o forno e asse até dourar, cerca de 10 minutos depois.

Esse procedimento é importante para que as laterais da torta não desçam e que a massa não infle quando estiver assando. E, claro, o legume que você utilizar pode ser cozido normalmente depois.

ok menor blog EN0A1753

 Ingredientes da cobertura de chocolate:

270g ou 1 2/3 xícara de chocolate amargo em chips ou picado

300g ou 1 1/4 xícara de creme de leite sem soro (comum; não precisa ser fresco)

30g ou quase 2 colheres de sopa de glucose de milho

100g ou quase 1/2 xícara de manteiga sem sal, em cubos

Modo de Fazer:

Coloque a glucose e o creme de leite em uma panela pequena. Leve ao fogo e assim que estiver fervendo, despeje 2/3 do creme sobre o chocolate. Mexa com uma espátula de silicone ou colher de pau até incorporar. Adicione a manteiga, mexa até incorporar e acrescente o restante do creme de leite. Mexa até ficar homogêneo. Está pronta a ganache de chocolate!

Despeje a ganache sobre a massa da torta. Quando estiver em temperatura ambiente, leve à geladeira para a ganache endurecer. Em seguida, decore a torta de chocolate como quiser. Veja abaixo as sugestões.

Ingredientes da cobertura de frutas:

frutas vermelhas (usei framboesa, mirtilo e morango)
folhas de manjericão (opcional)

Modo de Fazer:

Decore sua torta de chocolate com o que você preferir, sejam frutas vermelhas, raspas de chocolate, pipoca doce, caramelo etc. Se quiser a receita do caramelo salgado, veja aqui no suflê de maçã, é a mesma calda que acompanha o suflê.

ok menor blog EN0A1696

(Crédito: O trabalho foi todo pensado, produzido e executado pela dupla Letícia Bittencourt e Isa Maiolino)

***

A Letícia é chef de cozinha formada pela Ferrandi em Paris, onde trabalhou no L’Atelier de Joël Robuchon. Trabalha com food styling e fotografia de comida há 3 anos. 

A Isa é publicitária, trabalhou 7 anos como designer da Capricho, onde também fazia a concepção e acompanhamento das fotos das matérias. Se especializou em direção de arte e texto na ESPM.

***

O prato de cerâmica de uma das fotos é do Atelier Paula Almeida que fica na Rua Baluarte, 74, Vila Olímpia em São Paulo. Vendas na loja ou pelo telefone: (11) 3849-2279.

 

 

Comentários

Siga o @blogdaisamaiolino no instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.