Isa Maiolino Blog

Preparados para a folia? Que tal fazer uma tortinha delícia de maracujá para receber os convidados em casa, neste feriadão de carnaval? Esta receitinha mara, quem me ensinou foi a Letícia do Cozinha Vibrante. Vocês vão perceber que vou começar a postar várias receitinhas que fizemos juntas (e que ela, com todo o seu talento, me ensinou). Estamos produzindo e fotografando várias surpresinhas para os nossos blogs, que também é uma forma de vocês conhecerem o nosso trabalho de parceria em fotografia, food styling e produção de objetos… Eu amei ter aprendido esta receita de patê sucrée, e ainda mais no processador. Até então, eu só fazia esta massinha que também é bem boa, toda na mão. Vem aprender!

okok EN0A1070

Torta de maracujá

Rendimento: 1 torta grande ou 8 a 10 pequenas
Tempo de preparo: 30 a 45 minutos
Tempo de forno: depende do tamanho da torta, mas varia entre 25 e 40 minutos

Ingredientes do creme de maracujá

200g ou 11 gemas de ovos grandes
220g ou 1 xícara e quase 2 colheres de açúcar refinado
160ml ou 2/3 xícara de polpa de maracujá sem sementes
300g ou 1 1/4 xícara + 1 colher de sopa de manteiga sem sal em cubinhos, em temperatura ambiente

Modo de Fazer:

De preferência usando um batedor de arame, misture a gema e adicione o açúcar. Misture até incorporar. Acrescente o suco de maracujá e misture novamente.

Leve a mistura ao banho maria, em fogo baixo-médio, deixando, de preferência, apenas o vapor d’água aquecer o bowl. Misture constantemente até ver os traços do batedor de arame no creme e, quando você levanta o batedor, ele fica praticamente limpo.

Tire do fogo, adicione a manteiga e misture bem até incorporar.

Despeje o creme sobre a massa da torta, mas só depois que ela tiver esfriado, depois de assada. Se você jogar o creme na massa de torta ainda quente, o calor vai cozinhar o creme.

Ingredientes da massa pâte sucrée (tradicional francesa)

520g ou 4 xícaras de farinha de trigo
250g ou 1 xícara + 2 colheres de sopa de manteiga sem sal, em cubinhos, bem gelada
200g ou 1 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro (glaçúcar)*
1 pitada de sal
2 ovos grandes
farinha de trigo para polvilhar
manteiga para untar a forma

* Também dá certo com açúcar refinado, mas precisa fazer de outra maneira, diferente da que está descrita a seguir. Para fazer com a açúcar refinado, dobre a receita dos biscoitos amanteigados.

Modo de Fazer:

Unte uma fôrma de fundo falso com manteiga.

A melhor maneira de fazer essa massa de torta é com o processador, pois ele mistura tudo rapidamente, sem dar tempo de aquecer a manteiga.

Coloque todos os ingredientes secos no processador e bata. Adicione a manteiga e processe até formar uma farofa. Acrescente os ovos e processe até formar uma massa homogênea. Não bata em excesso para não ativar o glúten da farinha, isso faz com que a massa fique seca e elástica.

Faça uma bola com a massa, polvilhe farinha, embrulhe com um filme plástico e deixe no freezer por 20 minutos.

Com um rolo, abra a massa entre duas folhas de papel manteiga, polvilhando farinha na massa e no papel sempre que necessário. Se quiser, pode também montar a massa diretamente no fundo da forma, de pouco em pouco, pressionando com o fundo liso de uma xícara para deixá-la uniforme. Com os dedos, coloque a massa na lateral da forma.

Faça furinhos leves no fundo da massa com um garfo.

Asse em forno pré-aquecido a 200° por 20 a 25 minutos com um peso por cima ou até que a massa esteja firme, levemente dourada e quase cozida. Para fazer esse peso, é só forrar a torta com filme plástico (não queima!) e colocar feijão cru, arroz ou qualquer legume seco por cima. Lacre a leguminosa com o filme, fazendo uma bolsinha, para depois puxar e não correr o risco de cair toda a leguminosa. Retire o peso, volte com a massa para o forno e asse até dourar, cerca de 10 minutos depois.

Esse procedimento é importante para que as laterais da torta não desçam e que a massa não infle quando estiver assando. E, claro, o legume que você utilizar pode ser cozido normalmente depois.

okok EN0A1087

Caso role uma preguiça, você pode fazer a massinha de biscoito, bem mais simples.

Ingredientes da massa de biscoito:

500g de biscoito maisena
230g ou 1 xícara de manteiga sem sal, em cubinhos, em temperatura ambiente
manteiga para untar

Modo de Fazer:

Unte uma forma de fundo falso com manteiga.

Triture o biscoito em um processador. Misture com a manteiga. Abra a massa diretamente no fundo da forma, de pouco em pouco, pressionando com o fundo liso de uma xícara para deixá-la uniforme. Com os dedos, coloque a massa na lateral da fôrma.

Asse em forno pré-aquecido a 200° por 20 a 25 minutos com um peso por cima ou até que a massa esteja firme, levemente dourada e quase cozida. Para fazer esse peso, é só forrar a torta com filme plástico (não queima!) e colocar feijão cru, arroz ou qualquer legume seco por cima. Lacre a leguminosa com o filme, fazendo uma bolsinha, para depois puxar e não correr o risco de cair toda a leguminosa. Retire o peso, volte com a massa para o forno e asse até dourar, cerca de 10 minutos depois.

Esse procedimento é importante para que as laterais da torta não desçam e que a massa não infle quando estiver assando. E, claro, o legume que você utilizar pode ser cozido normalmente depois.

ok ok  EN0A1066

(Crédito: O trabalho foi todo pensado, produzido e executado pela dupla Letícia Bittencourt e Isa Maiolino)

***

A Letícia é chef de cozinha formada pela Ferrandi em Paris, onde trabalhou no L’Atelier de Joël Robuchon. Trabalha com food styling e fotografia de comida há 3 anos. 

A Isa é publicitária, trabalhou 7 anos como designer da Capricho, onde também fazia a concepção e acompanhamento das fotos das matérias. Se especializou em direção de arte e texto na ESPM.

***

 

 

Comentários

Siga o @blogdaisamaiolino no instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.